Tip of the tongue ?

Quantas vezes nos deparamos com a necessidade de falar determinada palavra que não “lembramos” e temos aquela sensação de que ela está na ponta da língua? Algumas vezes, sabemos até os fonemas iniciais ou as primeiras letras; geralmente, nos vêm à mente outras palavras (que às vezes chegamos a produzir em voz alta) e até mesmo sensações vagas, mas certamente relacionadas de alguma forma à palavra desejada. Recorremos à lembrança de rostos, situações, estórias, na tentativa de trazê-la à tona. Temos a percepção de saber a palavra, de “saber que se sabe”, mas não conseguimos evocá-la no momento adequado. Apesar de parecer algo muito intuitivo, este fenômeno tem sido alvo de pesquisas no campo da neuropsicologia e da neurolinguística, pois sua descrição e análise podem ajudar a compreender aspectos relevantes do funcionamento semântico-lexical.

domingo, 6 de dezembro de 2015

A tese "As palavras na ponta-da-língua: uma abordagem neurolinguística"

Bem pessoal, uma boa notícia! Finalmente a tese que está relacionada a este bloq está disponível!  Assim, que quiser se aprofundar no tema pode baixar a tese aqui.

De forma resumida, posso dizer que fiquei estou muito feliz com o resultado e com a possibilidade de disponibilizá-la por aqui, já que a tese conta com alguns dados que são provenientes deste blog.

Bem, o doutorado terminou, mas não significa que deixo de procurar essas palavras que ficam por aí... na iminência. Espero, assim que tiver um tempinho, continuar com vocês por aqui, mostrando outros links interessantes e estudos com essa "vibe" neurolinguística.

Grande abraço!
Marcus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário