Tip of the tongue ?

Quantas vezes nos deparamos com a necessidade de falar determinada palavra que não “lembramos” e temos aquela sensação de que ela está na ponta da língua? Algumas vezes, sabemos até os fonemas iniciais ou as primeiras letras; geralmente, nos vêm à mente outras palavras (que às vezes chegamos a produzir em voz alta) e até mesmo sensações vagas, mas certamente relacionadas de alguma forma à palavra desejada. Recorremos à lembrança de rostos, situações, estórias, na tentativa de trazê-la à tona. Temos a percepção de saber a palavra, de “saber que se sabe”, mas não conseguimos evocá-la no momento adequado. Apesar de parecer algo muito intuitivo, este fenômeno tem sido alvo de pesquisas no campo da neuropsicologia e da neurolinguística, pois sua descrição e análise podem ajudar a compreender aspectos relevantes do funcionamento semântico-lexical.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Metamemória


O que vem a ser a metamemória ?

Muito livros colocam os TOTs juntamente com outros fenômenos que nos permitem refletir sobre as nossas próprias memórias.

Para entender um pouquinho mais sobre estes fenômenos e a metamemória (da forma como eles são interpretados na neuropsicologia tradicional) veja o vídeo abaixo. O Dr. Kasnziack apresenta o tema de forma bastante didática.

Nesta aula sabemos mais sobre um fenômeno bastante relevante que está correlacionado aos TOTs, e que é conhecido como Felling Of Knowing, ou FOK.



Nenhum comentário:

Postar um comentário